CUIABÁ
Search
Close this search box.

EQUIPE AMBIENTAL

Coogavepe presta assistência Técnica a gestores de garimpo na região norte de Mato Grosso

Diversas práticas tem sido adotadas pelos gestores de garimpo visando abreviar de forma efetiva o processo de recuperação e reabilitação das áreas já garimpadas

Publicado em

Com auxilio de diversas universidades brasileiras e parcerias público-privada, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) tem desenvolvido pesquisas e aplicado inovação tecnológica no processo de extração de ouro. Essas ações buscam minimizar os impactos ambientais na atividade garimpeira, tornando-a cada vez mais sustentável.

A recuperação de áreas mineradas é um dos pilares da sustentabilidade, razão pela qual o Departamento de Meio Ambiente da Coogavepe, realiza um  trabalho contínuo de assistência, consultoria e monitoramento dos Planos de  Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs).

“Diversas práticas têm sido adotadas pelos gestores de garimpo,  visando abreviar de forma efetiva o processo de recuperação e reabilitação das áreas já garimpadas”, destacou o engenheiro florestal,  André Zampieri.

No cronograma de atuação está o cumprimento dos preceitos obrigatórios como os  Licenciamentos Ambientais, o planejamento da lavra dentro do manejo com foco sustentável, respeitabilidade às  Áreas de Preservação Permanente (APPs), armazenamento correto de insumos, mapeamento e fechamento das cavas com nivelamento de toda extensão já mineralizada, restauração da cobertura verde e a implementação de novas cadeias produtivas como fruticultura, psicultura, bovinocultura (pastagem), reflorestamento e outros projetos que possam gradativamente restituir a cobertura vegetal que exerce um papel fundamental no equilíbrio dos sistemas e é considerado um indicador desejável da qualidade ambiental.

Leia Também:  CFEM: estados e municípios produtores recebem R$ 431 mi de royalties da mineração; consulte valores por município

Com mais de 7.000 cooperados, a Coogavepe   esteve com a equipe técnica multiprofissional nos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Novo Mundo e Colíder, atendendo demandas e apresentando soluções práticas para o cotidiano do garimpo.

A cooperativa tem como missão orientar, prestar assistência, agregar conhecimento e conscientizar o garimpeiro de que a recuperação deve ser uma atividade contínua ao longo da vida da operação bem como após o fechamento da lavra.

Todo esse apoio técnico oferecido pela Coogavep só é possível graças ao quadro técnico da cooperativa, que  conta com engenheiro ambiental, biólogo, geólogo, engenheiro de minas e engenheiro florestal.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Notícias

Expominério 2025 reúne 17 painéis em três dias de debates técnicos

Published

on

A edição 2025 da Expominério terá uma das programações mais completas do setor mineral no país, reunindo ao longo de três dias, entre 26 e 28 de novembro, um total de 17 painéis distribuídos entre os auditórios Minerais e Flores, do Cento de Eventos do Pantanal.

Os debates abordam desde tendências geopolíticas e minerais críticos até desafios ambientais, novas tecnologias, relações comunitárias, políticas públicas e o futuro da mineração sustentável em Mato Grosso e no Brasil. Para um dos organizadores do congresso, Humberto Paiva, a edição deste ano consolida um novo patamar de articulação técnica e institucional.

“Reunir 17 painéis em três dias reforça o propósito da Expominério de ser um espaço real de construção de conhecimento e de diálogo qualificado. A cadeia mineral vive um momento de transformação profunda, em que tecnologia, sustentabilidade, segurança jurídica e participação social caminham juntos. Nossa intenção, ao trazer especialistas de diferentes áreas, é criar um ambiente que permita entender os desafios, apresentar soluções e aproximar cada vez mais o setor das demandas da sociedade”, afirma.

Leia Também:  Empresa mato-grossense será a única DTVM a participar da COP 28

O evento começa na quarta-feira (26.11), às 8 horas, no Auditório Minerais, com a abertura oficial do ciclo de palestras do IEL e segue para discussões sobre minerais críticos e estratégicos na transição energética, governança e regulação do setor, mineração de gemas, diversidade e inclusão nas operações e os desafios tributários da atividade. Especialistas de diferentes áreas farão análises sobre o momento atual da mineração e os cenários projetados para os próximos anos.

Na quinta-feira (27.11), às 08h30, os painéis tratam dos desafios da mineração diante da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, das relações entre mineração e comunidades, dos conflitos socioambientais e dos avanços tecnológicos aplicados à cadeia produtiva, incluindo energia solar e inovação para eficiência das operações. A programação segue até o início da noite, quando será realizada a palestra magna com o professor titular da USP, Fernando Landgraf.

Ao mesmo tempo, o Auditório Flores recebe o encontro temático “Mercúrio: Olhando Juntos para o Futuro”, organizado pelo Instituto Escolhas. O dia será dedicado à discussão regulatória, análises sobre o futuro da mineração artesanal, apresentação de casos reais de transição para métodos livres de mercúrio e debates sobre alternativas tecnológicas. Representantes de entidades, pesquisadores, lideranças do setor e especialistas internacionais participam das mesas, reforçando o caráter multidisciplinar do encontro.

Leia Também:  Setor conquista redução da taxação proposta pelo governo, mas avalia que valores continuam os maiores do Brasil

No último dia da Expominério (28.11), o congresso encerra com discussões sobre investimentos e dinâmicas do mercado de ouro, políticas de desenvolvimento mineral para Mato Grosso, avanço dos mapeamentos geológicos e a importância dos agregados da construção civil para a infraestrutura estadual.

Os últimos debates tratam da produção de minerais críticos a partir de rejeito e da empregabilidade e desenvolvimento socioeconômico na mineração, antes do encerramento oficial da Expominério 2025, previsto para as 22h.

A Expominério 2025 será realizada de 26 a 28 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá.

Patrocinador Oficial: Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Também apoiam o evento a Fecomin e a Fomentas Mining Company (patrocinadores Ródio), Nexa Resources, Keystone e Brazdrill (Diamante), Aura Apoena, Salinas Gold Mineração e Rio Cabaçal Mineração (Ouro), além da GoldPlat Brasil e Ero Brasil (Prata).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

MAIS LIDAS DA SEMANA