Alunos da Escola Municipal Professora Ieda Maria Gomes Barbalho, no distrito de Crepurizão, na zona garimpeira da cidade de Itaituba, no Pará, ganharam mais uma motivação para o aprendizado. A escola recebeu no último dia 29 de novembro, a doação de seis kits completos de computadores viabilizados pela Fênix DTVM.
Distante cerca de 1.100 km da capital do Pará, Belém, o distrito de Crepurizão é conhecido pela atividade de extração mineral do ouro e possui população com pouco mais de 6 mil habitantes.
A distância, conta a diretora Arlete Sales de Almeida, dificulta o acesso da escola aos materiais fornecidos pela prefeitura, fazendo com que qualquer doação que chegue até a comunidade seja de grande benefício pedagógico.
“Ao solicitarmos um material, precisamos aguardar vários meses, porque existe uma fila de espera e por ser muito longe, acabamos ficando no final. Então, quando conseguimos algo rápido é muito gratificante. Foi uma festa aqui quando esses computadores chegaram”, celebra agradecida a diretora.
A escola municipal atende cerca de 410 estudantes, de 6 a 16 anos, além de oferecer a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, os usuários dos computadores instalados no laboratório de informática serão os alunos do 6º ao 9º ano, a fim de realizarem pesquisas escolares.
Gerente de ESG, Riscos e Controles Internos da Fênix DTVM, Talita Galvão, enfatiza que a doação só foi possível com a colaboração da diretoria e equipes da Fênix DTVM, além do apoio da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Crepurizão (COMIDEC) e de uma empresa de provedor de internet local.
“Tínhamos esses computadores sem uso na empresa, e com o apoio do setor de TI, conseguimos configurá-los, aumentar a vida útil deles, e atender a demanda da escola”, explica a gerente.
“Soubemos através da cooperativa COMIDEC, as dificuldades da escola e resolvermos iniciar essa corrente do bem em busca de parcerias para colocar o laboratório de informática da escola para funcionar novamente. E saber que unindo esforços podemos transformar a realidade de uma criança e jovem faz com que acreditamos que estamos no caminho certo, transformando vidas”, frisou Talita.
Representando a Fênix DTVM na entrega, o diretor comercial, Pedro Henrique Nascimento, descreveu com entusiasmo o momento.
“É muito gratificante ver a alegria desses estudantes e poder contribuir com o desenvolvimento educacional deles. Tentamos sempre, da melhor forma, colaborar com essa região e ficamos com o coração cheio de satisfação no momento da entrega”, mencionou.
Para Vinicius Pinho, diretor de Governança, Riscos e Compliance, do Grupo FNX Participações, que integra a Fênix DTVM, a diretoria entende que a missão da corporação transcende o ambiente de negócios.
“Esta doação é somente uma entre tantas ações que a empresa busca realizar alinhada com nossa agenda social e ambiental. É um grande orgulho poder participar disto”, completou.
Além dos computadores compostos por CPU, monitor, teclado e mouse, todos configurados e prontos para o uso, também foram doados cadeiras e uma impressora para melhor atender os estudantes.
Já o suporte técnico está sendo viabilizado pelo colaborador da área da Tecnologia da Informação (TI) da COMIDEC, Kainã da Silva Dutra.
“Estamos oferecendo o suporte para auxiliá-los naquilo que precisarem, inclusive, com a manutenção. Também conseguimos um parceiro para doar o provedor de internet”, acrescentou. A internet foi disponibilizada pelo Provedor Extremenet, através do proprietário Hudson Santos.
Sobre a Fênix DTVM
A Fênix DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), sediada em Cuiabá/MT é uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil para atuar como instituição financeira na compra e venda de ouro como ativo financeiro.
Especializada em ouro, a Fênix DTVM opera sob elevados critérios éticos e em conformidade com a legislação vigente, trazendo consigo eficiência, transparência e agilidade em todas as suas operações.
A empresa apoia e fomenta inovações tecnológicas, investe em projetos e parcerias com foco na melhoria da produtividade, mas com redução dos impactos ambientais e amparados em pautas relacionadas ao meio ambiente, governança corporativa e bem-estar social (ESG).